terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto do Banese é contemplado em seleção da Petrobras

Ações terão foco na integração de jovens de Japaratuba



O Projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e cadeias produtivas’, elaborado pelo Instituto Banese com a colaboração da consultora técnica Bruna Távora, foi um dos contemplados na seleção pública do Programa Integração Petrobras Comunidades Nordeste, lançada em agosto de 2013. O resultado foi divulgado no dia 7 de novembro.
Foram inscritos 369 projetos, que passaram por triagem administrativa e avaliação técnica antes da seleção final. Entre as 75 iniciativas que receberão apoio do programa, Sergipe apresentou um saldo significativo: 14 propostas. Um resultado expressivo, abaixo apenas da Bahia e do Ceará. Os estados de Alagoas e Maranhão tiveram 5 propostas contempladas cada um; no Rio Grande do Norte, 7 projetos foram selecionados. Cada projeto receberá até R$ 300 mil para o desenvolvimento de atividades por 24 meses.
Segundo o diretor de programas e projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, a ação busca contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade da produção cultural dos jovens do município por meio de metodologias participativas de produção cultural e de auto organização dos grupos culturais da cidade, com base na cooperação, responsabilidade e respeito ao patrimônio cultural. “Observamos uma efervescência’ artístico-cultural na cidade e vamos desenvolver um trabalho para ampliar as capacidades criativas dos participantes, que possa contribuir inclusive para a visibilidade turística do município”, completou o diretor.
Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas
As ações terão foco na integração de jovens de comunidades da cidade de Japaratuba, enfatizando as potencialidades, as vitalidades culturais e a educação profissional de agentes do município que atuam na cadeia produtiva da cultura.  Serão formados 50 jovens, entre moradores da sede do município e dos povoados, para a educação profissional no campo cultural, com foco naqueles atuantes de movimentos culturais e que estejam em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da geração de oportunidades de trabalho.

sábado, 2 de novembro de 2013

Prefeito Hélio Sobral confirma compra do antigo Hospital São José

Agora o espaço faz parte do patrimônio municipal de Japaratuba-SE
 
O prefeito de Japaratuba, distante 54 km da capital sergipana, Hélio Sobral Leite, encerrou o mês de outubro fazendo um balanço dos cinco meses da sua administração. O gestor participou do programa “Dia-a-dia Itinerante”, da Ouro Negro FM, na tarde da última quinta-feira (31), onde além de apresentar dados satisfatórios, respondeu questionamentos da população.

E o primeiro assunto abordado no bate-papo com o... jornalista Eli Augusto foi a desapropriação do prédio do antigo Hospital São José, realizada esta semana. Segundo Hélio, após negociar com a associação que era responsável pelo espaço, chegou-se a um acordo, e agora, o espaço faz parte do patrimônio municipal.

“Estamos muito felizes com a aquisição do antigo hospital. Graças a boa relação que temos com a câmara, enviamos o projeto de lei, e foi aprovado por boa parte da bancada. Apenas três vereadores não votaram a favor. Com a compra garantida, enquanto as equipes técnicas estudam a possibilidade de abertura, tenho me movimentado para conseguir o apoio do Governo do Estado e de deputados”, explicou o prefeito continuando.

“Já conversei, inclusive, com o deputado Fábio Reis e mostrei a importância de uma emenda para a reabertura da unidade. Espero que em breve tenhamos uma resposta positiva. A população merece aquele hospital de volta, até porque foi uma promessa de campanha e ficaríamos muito realizados se conseguíssemos concretizar. Agora, claro que existem muitas etapas e apenas a avaliação poderá definir se a reabertura irá, de fato, acontecer”, detalhou Hélio.

Ainda sobre o assunto desapropriação, o gestor de Japaratuba informou sobre outra área do município que foi adquirida pela prefeitura. “Conseguimos também um espaço no povoado Patioba para a construção da quadra coberta e da praça. É uma área muito boa, localizada no centro do povoado e que estava em inventário. Graças a Deus o problema jurídico foi solucionado e em breve iniciaremos as obras”, explanou.

Confira a matéria na íntegra: http://www.japaratuba.se.gov.br/